Realizar
"Não há comparação entre o que se perde por fracassar e o que se perde por não tentar" (Francis Bacon)
sábado, 11 de abril de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Espaço de exposição de artes e ideias.
Dizia alguém que a arte é o que verdadeiramente nos distingue dos outros animais.
A grande aventura do ser humano que é a busca incessante da sua essência primordial, e de um sentido para a sua existência, projecta-o numa sistemática indagação dos mecanismos do Universo e de si próprio, gerando nesse dinâmico processo, uma gradual tomada de consciência desses labirínticos mecanismos. Esta consciência quanto maior e mais profunda se torna, menos racional vai ficando, dando lugar a uma percepção mais universal do micro e do macro cosmos, estabelecendo novas relações com o todo universal. A racionalidade, pelo seu teor basicamente pragmático, só pode ver os factos que estão à tona da materialidade. A consciência de que falo, é, pelo contrário, uma consciência anímica forjada no nosso mais profundo mundo intuitivo, precisamente o mundo onde se captam e decifram as coisas mais importantes para a nossa existência enquanto seres espirituais, que aos poucos nos pode ir revelando e introduzindo no nosso quotidiano, paradigmas existenciais mais consentâneos com a verdadeira sabedoria, e menos alicerçados no conhecimento puro, que nos pode resolver alguns problemas materiais, (infelizmente muitas vezes criando outros) mas não nos ajuda a resolver o que é fundamental: O que verdadeiramente somos e o que queremos .
A arte é, dos atributos do espírito humano, o que melhores pontes de percepção estabelece entre esse nosso mais profundo mundo anímico, e o mundo físico exterior, e vice-versa, possibilitando a construção de diálogos infinitos entre estes mundos, que nos levam um pouco mais além nesta aventura existencial.
Picasso dizia que os computadores não tinham grande interesse, porque só davam respostas. É precisamente aqui que a arte tem o seu espaço privilegiado: a capacidade de se interrogar, de gerar e redimensionar constantemente novas visões do mundo, amplificando o campo de possibilidades de recriação de novos conceitos e novas realidades que se projectam e ganham vida no nosso quotidiano, contribuindo inexoravelmente para o avanço da humanidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário